Legumes gratinados

Consigo até sentir o cheirinho!

Final de semana delicioso em casa, de arrumação de armários, limpeza, salão de beleza e… Feira! Sim. Para quem não sabe, Mogi das Cruzes concentra grande parte da produção agrícola do Estado de São Paulo; graças às colônias japonesas que se instalaram por aqui no início do século passado. A variedade é tanta que a cidade tem um varejão diário de frutas, verduras, legumes e afins e, no domingo, a visita é obrigatória. Dezenas de barracas ofertam o que há de melhor e mais fresquinho da produção; sem faltar, claro, pastel, docinhos e delícias da culinária oriental. É demais.

Hoje marido e eu acordamos cedo porque eu queria montar uma jardineira de temperos em casa. Inspiração, claro, do Jamie Oliver, que me mata de inveja daquele orégano fresco, alecrim, manjericão e etc. Em meio a cerejeiras, bonsais e até peixinhos de aquário, voltei de lá com luvas de lã para enfrentar o frio com estilo, chapéu de palha para as festas de São João que teremos na semana que vem, um frango assado de televisão de cachorro que deixou o marido louco e alguns leguminhos para tentar começar a semana mais saudável.

Foi aí que coloquei couve-flor, brócolis e cenoura ralada na panela com água, sal e azeite de oliva honesto, bati ovinhos com pimenta do reino, requeijão cremoso e um parmesão fresco digníssimo, despejei tudo em um pirex, cobri com mais um pouquinho do mesmo parmesão e levei ao forno para gratinar. O resultado é a imagem que você conferiu ali em cima. Prato delicioso e nutritivo, que acompanhou o risoto do Jamie Oliver deste post aqui e um Salton branco frisante que comprei ontem para fazer um climinha com o marido.

Perfeição em forma de vegetais e queijo!

Ah, sim… E para a sobremesa, um delicioso pudim de leite condensado também trazido do varejão. Calda no ponto certo, furinhos, nada doce demais, muito menos enjoativo. Começamos com o potinho de massa de tomate, mas estava tão tão bom que acabamos com ele antes mesmo de levantar da mesa. Ah, o Domingo…

This slideshow requires JavaScript.

Post escrito enquanto Claude, Olivier e Nigella dão aquele toque mágico na GNT.

Advertisements
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 thoughts on “Legumes gratinados

  1. […] Paulo, e eu nem petisquei um amendoin… Mas me aventurei a ir ao Varejão (mais informações aqui) e decidi fazer a minha versão light, vegetariana e saborosa de um prato que, acho, todo mundo […]

  2. […] escrevi aqui, no post Legumes Gratinados, sobre o Varejão, a famosa feira de domingo de Mogi das Cruzes. […]

ځواب دلته پرېږدئ

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / بدلون )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / بدلون )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / بدلون )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / بدلون )

Connecting to %s

%d bloggers like this: