Não entre em pânico!

Na faculdade eu era linda, lépida e fagueira. Tinha blog quando ninguém tinha, escutava uns sons alternativos, me achava o máximo e sempre queria dar uma de superior, que conhecia coisas desconhecidas e tals. Passados os anos, algumas coisas mudaram, outras nem tanto. Ser linda é um fato imutável, claro, mas eu nem sou tão mais metida a besta assim (só um pouquinho).

Foi na faculdade, no entanto, e compartilhando no tal blog que nem existe mais, que li a triologia que mudaria meu conceito literário. Ficção científica, com toques de humor e sagacidade, nunca foi minha predileção, até eu reencontrar Douglas Adams. Sim, ele mesmo, de Monty Python.

Coleção completa

Adams escreveu O Guia do Mochileiro das Galáxia, uma triologia de cinco volumes. Comecei a relê-los há pouco, já que as duas horas de trem se tornaram rotina em minha vida. Os volumes tem títulos inusitadíssimos: Além de “O Guia”, há O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até Mais e Obrigado pelos Peixes e Praticamente Inofensiva (este título referindo-se ao nosso planeta, a Terra).

Se não te parece apetitoso, muito provavelmente dizer que Adams narra a história de um típico inglês estigmatizado, que fala engraçado, toma chá e é entediante, mas que se vê em uma aventura intergaláctica com seu melhor amigo, que descobre ser um ET, após seu planeta ter sido destruído, muito provavelmente não vai ajudar. No entanto, despida de preconceitos (olha o clichê aí, minha gente), li os primeiros parágrafos e depois não parei mais.

Os livros são despretensiosos, não ficam enchendo de pompa a fim de agradar quem acha que só o que é Cult é bom. A linguagem é cheia de trocadilhos, referências ao mundo pop, divertidíssima, dessas que faz você gargalhar enquanto lê. Ao passar dos livros, ela vai ficando mais envolvente, mas sem perder as tiradinhas espertas. Superrecomendo.

Tá aí perdida no trem? Então leia lá:

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Douglas Adams

Tagged , , , , , ,

ځواب دلته پرېږدئ

